COMO PLANTAR TOMATES EM CASA
Qual a maneira correta de plantar tomate?
MINHA PEQUENA EXPERIÊNCIA:
DICAS DE ESPECIALISTAS:
Qual o melhor solo para o plantio de tomate?
Com relação ao pH do solo, o ideal para o bom desenvolvimento da hortaliça é de 6,0 a 6.5. Índices diferentes impactam na disponibilidade de outros elementos como magnésio (Mg), zinco (Zn), ferro (Fe), molibdênio (Mo) e manganês (Mg).
Como adubar a terra para plantar tomate?
O ideal é colocar as cascas de ovo e de bananas na terra, misturado ao adubo químico de plantio, antes de plantar, com uma certa antecedência; se possível, deixe os elementos serem decompostos uns 30 dias antes de colocar nos tomateiros. Outra forma de aplicação é abrir uma “vala rasa” em volta do pé de tomate, colocar um punhado do pó de casca de ovo e outros nutrientes, cobrir novamente com terra e regar.
Qual o melhor lugar para plantar tomate?
O tomate gosta de locais bastante iluminados e, na medida em que o tomateiro cresce, precisa de suporte para que os galhos não entortem e quebrem com o peso do fruto. Ela pode ser amarrada em pedaços de bambu, cabo de vassoura velha, ou pequenas estacas de madeira. Ah, acrescento aqui a informação de sempre plantar um tomateiro novo, para que o ciclo de produção não seja interrompido.
Quanto tempo leva para um pé de tomate dar frutos?
120 dias
Quanto tempo o tomate leva para se desenvolver? De acordo com a Embrapa, o tomateiro precisa, em média, de 110 a 120 dias depois da sua semeadura para atingir o seu ponto alto de maturação. Em minhas experiências, o tomateiro dá flor em uns 60 dias e mais uns 30 dias para os frutos amadurecerem e ficarem prontos para a colheita. O tomateiro pode morrer a qualquer momento depois da primeira carga de tomates, podendo produzir por uns 2 meses e depois o pé seca e morre. Percebo que os tomatinhos podem produzir por mais tempo.
Como regar o tomateiro:
Como aguar o tomateiro?
O método mais eficiente e eficaz para na irrigação do tomate, é a irrigação por gotejamento, que fornece água diretamente para a zona radicular, minimizando o desperdício de água e promovendo o crescimento saudável das plantas. Fornece água e nutrientes sob demanda.
Corte os galhos indesejáveis:
Quais são as doenças fúngicas que um tomateiro pode ter por acúmulo de água?
Assim que as mudas de tomates são transplantadas, o produtor de tomates precisa iniciar a irrigação e ela precisa ser frequente até que os tomateiros realmente peguem e fiquem firmes. Em contrapartida, se o solo do produtor de tomates apresentar compactação, a água pode acumular e favorecer o surgimento de fungos, como o Fusarium sp. Como consequência, os tomateiros são infectadas e não conseguem se desenvolver, o que causa sérios prejuízos ao produtor de tomates.
Nas fases de florescimento e enchimento do tomateiro, um dos fungos mais agressivos à cultura é o Sclerotinia sclerotiorum. dessa maneira, é fundamental que o produtor de tomates tenha boa gestão da irrigação para evitar perdas significativas na lavoura de tomates por excesso de água.
SAIBA MAIS SOBRE COMO PRODUZIR TOMATES EM CASA OU MESMO EM COMO PRODUZIR TOMATES PARA AS INDÚSTRIAS:
https://clubecorporativo.comunidades.net/produtor-de-tomates-em-campinas-tomate-sao-paulo